Roadtrip para Oman: O que você precisa?

Oman é um país no Oriente Médio e faz fronteira com os Emirados Árabes, Arábia Saudita e Yemen. Uma Roadtrip para Oman é uma aventura incrível e te permite conhecer dois dos paises mais bonitos da península árabe, suas cidades históricas, e paisagens costeiras de perder o fôlego. Essa é uma viagem muito fácil de se fazer e acessível para qualquer um, seja residente ou turista. O país também é incrivelmente seguro, o que contribui bastante para uma roadtrip!

A jornada entre Dubai e Oman leva em geral 5h de carro, porém esse tempo pode aumentar por conta dos trâmites na fronteira. Em Dubai seu caminho inevitavelmente vai começar pela Sheik Zayed Road, que conecta diversos Emirados, e você vai poder ver atrações como o Burj Khalifa, Museu do Futuro ou o The Frame, dependendo do caminho que tomar.

Oman é um país com menos edifícios que o que você vai ver em Dubai e por lá você vai ter uma experiência árabe mais autêntica. Oman é conhecido pela sua belíssima costa, seus wadis – que quer dizer “vale” e também o famoso deserto de Liwa.

O Carro

Recomendo investir em um bom carro para essa viagem. Além do conforto para a viagem, você vai dirigir a velocidades em geral acima de 100km/h – cruise control é um item imprescindível – e em alguns trechos pode ter bastante vento, por isso busque um carro com boa estabilidade para sua maior segurança.

Eu usei uma Nissan X-Terra para o trajeto e foi extremamente confortável e seguro. Se você quiser uma experiência muito autêntica dos países do golfo árabe, alugue uma Nissan Patrol – um carro icônico para viagens offroad no deserto. Ele é campeão de vendas na região e talvez o carro que você mais vai ver por aqui, além disso é muito confortável e espaçoso – MUITO.

Checklist de documentos

Documento do Carro

Lembre-se de levar o documento do carro e garanta que ele esteja com as revisões em dia. Se for com um carro alugado, pergunte para a locadora se você pode ir para Oman com ele e pergunte se tem os documentos necessários para a fronteira.

Seguro do Carro

Para entrar em Oman, é obrigatório um seguro do automóvel co cobertura no país. Se você está saindo de Dubai ou Abu Dhabi para ir de carro para Oman, vale checar se o seu seguro possui cobertura, ou então você consegue contratar um na fronteira – mas como você imagina, pode acabar pagando mais por isso e ainda corre o risco de não conseguir fazê-lo. Portanto, recomendo ter esse seguro no seu carro. Se estiver alugando, fale com a locadora sobre isso.

NOC Letter

Se o carro não for seu, você precisa levar consigo uma coisa chamada “No Objection Letter”, que não é nada mais que uma carta do proprietário do veículo afirmando que não se opõe a sua ida com o carro para Oman. Importante dizer a placa do carro, data da viagem, seu nome completo e seu passaporte. Se estiver alugando não se esqueça de pedir essa carta para a locadora com antecedência.

Passaportes de todos do carro

Como em qualquer fronteira, você vai precisar mostrar seu passaporte ao cruzar, mesmo que você seja residente nos Emirados Árabes. É importante que seu passaporte tenha no mínimo 6 meses até a data final da validade.

eVisas

Algumas nacionalidade possuem um benefício chamado “visa on arrival”, que você pode pagar pelo seu visto ao chegar na fronteira. Aparentemente Oman requere um eVisa para brasileiros e não temos direito a um visa on arrival. Surgiro tirar o visto com uma a duas semanas de antecedência da viagem – o meu saiu em menos de 2h, mas é bom não arriscar.

Lanches e uma boa playlist

Como qualquer boa roadtrip, uma boa playlist é fundamental. Construa ela com carinho e lembre-se de baixar as músicas antes de sair de casa. Snacks também são bem vindos, apesar de ter postos de gasolina na maior parte do caminho.

O Caminho

As estradas em ambos os países são excelentes, não se preocupe com a qualidade das vias. Todo o percurso é recheado de paisagens de perder o fôlego, já que você precisa cruzar as Montanhas Hajar, além disso todo o caminho é feito através do deserto, ao sair de Dubai você vai ver muitas dunas, que vão desaparecendo ao chegar a Al Ain e após cruzar a fronteira a paisagem é bastante pedregosa e árida, pois você vai acompanhando as montanhas Hajar até Muscat.

Ainda que você tenha sinal de celular durante praticamente todo o trajeto, recomendo baixar mapas offline do Google Maps e também no Maps.me como alternativa, por segurança. Além de dirigir, é ótimo para descobrir as coisas por lá.

Dubai a Al Ain

O primeiro trecho da viagem é feito de Dubai até Al Ain, que é onde você vai fazer os trâmites da fronteira. Lembre-se que expatriados e turistas podem cruzar apenas por algumas aduanas, sendo a mais conveniente a de Khatm Al Shikla. O trecho é de 180km, que é feito em aproximadamente 2h, já que durante boa parte do caminho o limite é 120km/h e a estrada é bastante segura e vazia. Respeite os limites de velocidade, radares estão por todos os lados (por isso é importante ter o cruise control).

A fronteira

Todo o processo na fronteira foi muito tranquilo, ainda que alguns dos profissionais não falem inglês. Em ambas direções você precisa passar por um raioX do veículo inteiro, portanto sugiro não levar bebidas alcóolicas no carro ou mesmo garrafas vazias, ainda que em Dubai seja muito fácil de comprar.

Na ida não precisei sequer sair do carro, na primeira cabine que paramos entreguei documentos do veículo e me deram um papel com um carimbo e assinatura. Parei em um janelinha mais a frente onde entreguei esse papel e segui. Na segunda cabine entreguei passaportes para o carimbo de saída e paguei uma taxa de 70AED. Da mesma forma recebi outro papelzinho que tiver que entregar numa janelinha mais a frente. Todo esse processo não levou mais de 30min – mas já escutei histórias de pessoas levando 5h.

Para voltar a primeira dificuldade foi encontrar a entrada da aduana, já que o google maps está um pouco atualizado (esses países constroem as coisas tão rápido que não dá tempo de atualizar todos os mapas sempre). Ao chegar na aduana passamos em uma janelinha e nos disseram para estacionar o carro e fazer o processo de saída de Oman no prédio ao lado. Demorou um pouco que mais que na ida, mas foi muito rápido. No lado dos Emirados foi ainda mais fácil, pois sou residente, não precisamos sequer sair do veículo. Desta vez não paguei nada e o processo inteiro levou quase 1h.

De Khatm al Shikla para Muscat

O segundo trecho da viagem de Al Buraimi até Muscat é um pouco mais longo, mas tampouco é demorado por conta das boas estradas também do lado Omani, leva em torno de 3h para percorrer mais de 300Km. Depois de cruzar a fronteira, o caminho até pegar a estrada pode ser um pouco confuso [Nov/2022], preste atenção não só ao GPS, mas também nas placas.

Na ida eu fui pelo caminho em azul na imagem abaixo e na volta fui pela costa, no trajeto em cinza, para ver um landscape diferente. O caminho em azul é desértico e sem quase nenhuma cidade ao longo do caminho, já o caminho pela costa possui cidade durante todo o trajeto e em alguns lugares você pode ir até a praia para dar uma olhadinha. Se for pegar o caminho cinza, garanta que tenha tempo, pois como há cidade em todo o caminho, você está sujeito a trânsito, ainda que o limite também seja alto.

No próximo post dessa série vou falar um pouco sobre o que fazer em Oman, recomendar restaurantes e lugares para ir. Fique olho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top